domingo, 20 de março de 2011

Segundo Dia do Congresso da European Association of Urology.

Hoje o assunto principal foi Câncer de Próstata e foram discutidas todas as formas de se considerar um tipo desse de doença, uma verdadeira ameaça à vida. E sendo isso caracterizado, foram discutidas as novas formas de tratamento, desde novas técnicas cirúrgicas (robótica, laparoscópica, tradicional) até tratamento com drogas novas que podem não curar o paciente do tumor, mas com certeza oferecem uma melhor sobrevida com melhor qualidade.
Também houve uma sessão de transmissão ao vivo, de uma cirurgia de Prostatectomia Radical, por robô. Os congressistas receberam óculos para trasnmissão em 3D e a sensação, é que estávamos todos, no campo cirúrgico.
No final da tarde, um simpósio falou sobre as diversas formas de tratamento do crescimento benigno da próstata. Os palestrantes revisaram todas técnicas cirúrgicas utilizadas, ressaltando que a cirurgia endoscópica transuretral, ainda é o padrão ouro. Em relação ao tratamento clínico com drogas, foram citadas as drogas para tratamento dos sintomas decorrentes do crescimento da próstata, como alfa bloqueadores, bloqueadores da 5-alfa redutase e percebemos uma tendência à retomada do uso de fitoterápicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário